Dicas & Soluções
Ola ilustre visitante!Ola ilustre cliente!
Começa aqui a historia virtual da Venôn Multimarcas,estaremos aqui trazendo soluções e dicas para vc cliente e visitante ligado ao mundo automotivo.
Vamos disponibilizar a voçes o nosso conhecimento e o que coletamos nesses 24 anos em que, atuo como mecanico automotivo e curioso do setor automotivo.Bem vamos ao que interessa!!
Hoje começaremos por um componente dos veiculos automotores que por muitas das vezes nao demos o devido valor e cuidado a que nescessita o devido em questão!Estamos falando do "SAPATO DO SEU VEICULO"assim como e conhecido na giria das oficinas mecanicas,o seu amigo o PNEU.Os primeiros pneus que surgiram eram feitos de borracha masciça,imaginem o que era o desconforto do motorista e ocupantes do veiculo andando em estradas precarias, esburacadas sem nenhum tipo de pavimentação.Entao eis que de tanto sofrer condutor e maquina (nao tinha suspençao que aguenta-se)surge uma luz no fim do tunel e varias tentativas fracassadas depois alguem teria que aparecer
para mudar esse cenário, muitos experimentos iniciados pelo americano Charles Goodyear, por volta de 1830, confirmaram acidentalmente que a borracha cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha suas condições de elasticidade no frio ou no calor. Estava descoberto o processo de vulcanização da borracha que, além de dar forma ao pneu, aumentou a segurança nas freadas e diminuiu as trepidações nos carros. Em 1845, os irmãos Michelin foram os primeiros a patentear o pneu para automóvel.
As etapas iniciais de desenvolvimento dos pneus ainda passaram pelo feito do inglês Robert Thompson que, em 1847, colocou uma câmara cheia de ar dentro dos pneus de borracha maciça. A partir de 1888, com a utilização do pneu em larga escala, as fábricas passaram a investir mais em sua segurança.
A fabricação
A construção de um pneu passa por um processo produtivo bem complexo, que vai desde a preparação da borracha até a produção de itens para compor o produto final. As partes de um pneu contam com propriedades físicas e químicas diferentes. Cada detalhe é estudado para alcançar sempre o melhor desempenho.
Todos os itens têm fundamental importância na fabricação dos pneus, com destaques para a banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo), o corpo (ou carcaça) e o talão (parte do pneu que faz ligação com a roda) que proporcionam melhor resistência ao asfalto, estabilidade nas curvas e manobras rápidas, além do ombro, parede lateral, lonas de corpo e estabilizadoras e lâminas de estanque.Entao nao esqueça de sempre calibrar os pneus de seu veiculo,vc encontra a calibragem certa para seu veiculo no manual do proprietario.Bem na nossa proxima ediçao vamos falar a respeito de ALINHAMENTO,GEOMETRIA E BALANÇEAMENTO que tem muito a ver com nosso amigo o PNEU.Ate breve